O pedido foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), mas convertido em convite. A audiência está marcada para o dia 2 de maio.
A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou, na quarta-feira (12), um pedido de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para que ele dê esclarecimentos sobre as políticas de segurança no país.
O pedido foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), mas convertido em convite após acordo com líderes diante da garantia de que o socialista comparecerá ao colegiado.
Segundo Alessandro Vieira, a presença do ministro será importante para esclarecer “as ações do dia 8 de janeiro, a regulamentação do Estatuto do desarmamento, o combate às organizações criminosas e a violência nas escolas”. Porém, Vieira também destacou a necessidade de saber quais serão “as políticas de longo prazo relacionadas à segurança pública a serem tomadas pela pasta”.
A presença do ministro Flávio Dino no Congresso já causou algumas desavenças em audiências. Na Câmara, Flávio Dino foi convocado a falar na Comissão de Segurança Pública sobre atos de 8 de janeiro, ida ao Complexo da Maré e política do governo federal sobre armas, dentre outros assuntos.
A audiência durou pouco mais de 1h30, e foi marcada por muito tumulto e confusão entre parlamentares de oposição e governistas.
Na mesma reunião o deputado e apoiador de Flávio Dino, Márcio Jerry foi acusado de assédio, contra a também deputada Júlia Zanatta (PL-SC).
No fim, Após o encerramento da sesão, Dino deixou o plenário 6 da Câmara sob gritos de “fujão”.